Sabe aquele show que tenta ser adulto e falha miseravelmente? Tipo, Smallvile ou então qualquer seriado da Warner que não seja de comédia? Então. É essa a impressão que tenho com Watch_Dogs.
Watch_Dogs é uma decepção maior do que o que sua mulher sente quando olha pro lado da cama de manhã. Quando anunciado em 2012, confesso, eu criei hype. Diabos, o jogo era lindo, tinha um monte de efeito foda e prometia mexer com um conceito de gameplay bem interessante.
E TODOS NÓS SABEMOS COMO ISSO DEU CERTO NÉ? Fóruns do mundo todo, recheados por gente mais delicada do que parede de chapisco, fizeram mais e mais comparações com GTA 4. Sim, isso mesmo, com GTA 4, porque se comparassem com o 5 ia ser vandalismo demais e acho que não haveria KY o suficiente para a Ubisoft se besuntar.
“Sim Thyago, disso eu já sei. Então me diga o que você acha desse jogo? Meu dia não pode começar sem eu saber o que um zé da internet acha de um jogo!”
Eu... estou confuso.
Por um lado, tem muita, mas muita coisa que gostei enquanto assistia esse cachorros (*preenche o bingo de piadas obrigatórias com o nome desse jogo*), mas, por outro lado... eu me sinto sacaneado.
Primeiro que essa porra aqui é tudo menos um jogo de PS4. Isso aqui é um jogo de PS3 em que destravaram o efeito de fumacinha mais bonita. Nada, em absolutamente nada, tem alguma coisa aqui que eu já não tenha visto no PS3 visualmente.
Por outro lado... achei bastante divertido e, pasmem, funcional chegar por aí hackeando.
Porque ser um “pirata da rede mundial de computadores – a internet” nesse jogo é sim divertido, especialmente nas missões opcionais. Invadir remotamente um servidor e com a ajuda de câmeras e de “iscas” que vão fazendo cada capanga ser atraído para armadilhas é muuuuito mais divertido que simplesmente chegar e atirar em todo mundo. Aliás, como Aiden (o protagonista, mas já já falo dele) é delicado como prega de menina de 18 anos, a pior estratégia possível é chegar atirando nos inimigos. Mesmo os inimigos tendo o Q.I. de uma ameba em coma com Alzheimer. E pelo visto a nova moda é amarrar a porra de uma C4 no celular. O jogo dá a desculpa que você está fazendo a bateria dele explodir, mas eu já causei explosões que fariam a ISIS me mandar uns parabéns só fazendo o celular do cara explodir. Acho que todo mundo anda com um Galaxy S4, vai entender.
Mas vamos falar um pouco de Aiden. Na verdade, o protagonista deste jogo é o PIOR PROBLEMA QUE TEM NESSA BIROSCA. A campanha principal é um saco. As missões são fáceis, a história se arrasta e você só quer jogar para poder destravar mais missões optativas, que são beeeem mais divertidas e interessantes.
Aiden se mete a vigilante e se inspirou no Batman do Christian Bale, porque ele também adora falar com uma voz tão forçadamente grave que eu me pergunto se o dublador dele não socava um liquidificador todo santo dia antes de gravar. Sabe quando você quer fazer que alguém é “profundo, cheio de conflitos” e daí bota ele de sobretudo, bota a voz mais grave possível pra dar um arzinho de conflito mas na verdade dá a impressão que um menino de 10 anos querendo fazer uma voz grossa que dublou ele (E olha que eu adoro o dublador do Aiden, o Noam Jenkins).
O melhor de Watch_Dogs, infelizmente, estão nas missões opcionais de comboios (em que você tem que deter um comboio e matar ou nocautear o alvo da maneira que quiser) e de esconderijos de gangues (na qual você tem que se infiltrar e nocautear um alvo). Dinheiro não tem significado. Entrei duas vezes em uma loja de arma e pronto. Nunca mais. Entro mais na loja para comprar componentes que uso para fazer bombas e outras coisas de hackear (como bloquear o sinal para chamar reforços ou a polícia ou então para detectar todos os inimigos de uma área) do que comprando qualquer outra coisa.
Outro defeito: o jogo tem um negócio de “karma”, que lhe premia sempre que você atende um crime que esteja acontecendo mas em nada, NADA, isso vai influenciar seu jogo. Quiser fazer 20 delas (que são rapidinhas mesmo) pra destravar o troféu e seguir sua vida, faça isso, você ganha mais.
De resto, sinto que o jogo foi muito criticado, de forma justa até, mas, é competente. Diverte, nem chega perto de arranhar GTA 4 ou 5 em nenhum quesito. Tem várias missões opcionais que são basicamente “scaneie isso daqui e no final ganhe uma missãozinha extra”. Mas quando você está sendo perseguido por 5 carros que estão atirando em você e daí você faz um bueiro explodir embaixo deles, ou abre o sinal e faz um caminhão acertá-los, ou enquanto persegue alguém e faz com que bloqueios subam e parem o carro, não vou mentir, é bem legal.
Nota mental: não comprar celulares amarrados a granadas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário